sábado, 27 de agosto de 2011

UFPR na Marcha em Brasília

ESTUDANTES DA UFPR E ANEL-CURITIBA INDO PARA
 A MARCHA NACIONAL EM BRASÍLIA/DF.

No dia 24 de Agosto de 2011 ocorreu em Brasília uma marcha nacional contra as políticas do governo Dilma. O evento foi organizado pela CSP-CONLUTAS, ANEL, ANDES, MST, MTST e diversas outras entidades. A UFPR mandou três ônibus, um dos servidores, um do DCE e outro da ANEL. No dia seguinte foi realizada V Assembleia Nacional dos Estudantes Livres, na UnB.

A delegação de Curitiba contou com a presença de estudantes que estavam representando os mais diversos cursos da UFPR, com a notável participação dos estudantes do Litoral. Aliás, a UFPR foi louvada como exemplo nacional de mobilização, estudantes de todo o país fizeram coro ao "UFPR TOCANDO O TERROR, É GREVE DE ESTUDANTE, SERVIDOR E PROFESSOR".

Segundo a organização do evento participaram 20 mil pessoas. Alguns veículos de comunicação veicularam que a PM estimou em 5 mil pessoas, mas quem estava lá sabe que havia muito mais que isso. Quando a marcha deu a volta no Palácio do Planalto não era possível ver o final dela.

Além dos estudantes, estavam presentes metalúrgicos, petroleiros, professores universitários, trabalhadores dos Correios, profissionais da Educação, professores do Estado e do Município, servidores públicos federais, mineradores, bancários, rodoviários, além de integrantes de movimentos populares do campo e da cidade, aposentados, movimentos contra a opressão da mulher, dos negros e negras e dos homossexuais.

As categorias se dividiram após a volta na Esplanada dos Ministérios para suas pautas específicas. Os estudantes e professores se dirigiram para o MEC (Ministério da Educação); a Via Campesina foi para o Ministério das Comunicações e o MTL realizou manifestação no MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário).

Segundo o site da CSP-Conlutas, os integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) foram para o Ministério do Esporte, ocupando o local com cerca de 1,2 mil pessoas. Cobraram providências contra os despejos e remoções que vêm ocorrendo por conta da Copa e Olímpiadas, conforme já havia denunciado um de seus dirigentes e membro da Secretaria Executiva da CSP-Conlutas, Guilherme Boulos.


As bandeiras da Jornada Nacional de Lutas:

- Defesa da aposentadoria e da previdência pública / fim do Fator previdenciário;
- Aumento geral dos salários;
- Redução da Jornada de trabalho sem redução salarial;
- Contra os cortes do orçamento / defesa do serviço público e dos direitos sociais do povo brasileiro / Combate à corrupção;
- Suspensão do pagamento da dívida externa e interna aos grandes especuladores;
- Em defesa da educação e da saúde pública;
- Em defesa dos servidores públicos;
- Em defesa do direito à moradia digna / Terra para quem nela trabalha, reforma agrária já;
- Nenhum direito a menos / Contra a terceirização e a precarização do trabalho;
- Contra as privatizações / Defesa do patrimônio e dos recursos naturais do Brasil;
- Contra a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais;
- Contra o novo Código Florestal / Em defesa do meio ambiente;
- Contra toda forma de discriminação e opressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário