Não, você não leu errado. Eu sei, quando vi isto no site da UFPR questionei meu estado de consciência. Estaria louco? Realmente alguém não está em seu juízo perfeito, e ao que tudo indica não é uma única pessoa. Pessoas estas que estão na reitoria, na UNE, no Santander, e, portanto, no próprio governo.
Expliquemos. Segundo a breve notícia, os novos cartões serão destinados aos estudantes a aos funcionários. Estão sendo desenvolvidos em parceria com o Banco Santander, terão chips que permitirão o acesso às instalações da universidade, além de poderem ser usados também como cartões de débito bancário. Para dar “legitimidade”, a notícia colocou uma foto de uma reunião com supostos “representantes” dos estudantes. Não era o DCE, era a UNE. Mais especificamente o presidente da UPE – União Paranaense dos Estudantes, e que sequer estuda na UFPR.
NÃO NOS REPRESENTAM!
A União Nacional dos Estudantes e entidades similares nos níveis estaduais e municipais e da educação básica passaram por um intenso processo de burocratização. Atualmente a UNE não tem autonomia política e financeira, é um braço do governo no movimento estudantil. No último congresso da UNE, 2011 em Goiânia, o próprio Lula agradeceu a “lealdade na adversidade”. Em suma, estão por aí para defender toda e qualquer política educacional do governo. Sinal disso é o fato de não terem participado da construção do plebiscito nacional pelos 10% do PIB para Educação Pública Já.
Por estes motivos os estudantes brasileiros tem se desligado da UNE e nesse processo foi fundado há dois anos a ANEL – Assembleia Nacional de Estudantes Livre! O objetivo desta nova entidade é congregar todos os estudantes que estão dispostos a se unir para lutar pela educação pública com independência política e financeira frente às empresas e ao Estado. Construindo ela pela base, confirmamos nosso respeito à opinião da maioria dos estudantes.
ESTAMOS ESPERANDO UMA RESPOSTA DO DCE
Na eleição do ano passado a ANEL fez parte da chapa “Tecendo o Amanhã”, que perdeu para a atual gestão “Nós Vamos Invadir Sua Praia”. Estamos ansiosos para ver como irão se posicionar e para saber se estavam ou não estavam nesta reunião. O reitor estaria desconsiderando a representatividade do DCE? Ou o DCE não está querendo divulgar esta discussão? A última possibilidade é muito séria, pois demonstraria a conivência deles a este processo que pegou a todos de surpresa.
TAMBÉM ESTAMOS MUITO DESAPONTADOS
Recentemente a Gazeta do Povo publicou uma entrevista com o reitor Zaki Akel Sobrinho. Ao ser perguntado sobre o que a universidade precisa, disse que ficava muito desapontado com aqueles que trariam interesses de fora para a universidade. Pena que tal senhor zeloso tenha conduzido escondido de todos os estudantes desde março do ano passado esse convênio no interesse de um banco multinacional. A última gestão do DCE, da qual também não participamos, ou igualmente não sabia ou conscientemente não quis divulgar a notícia.
O QUE ESSE CONVÊNIO SIGNIFICA?
Ignoramos também a necessidade de substituir a atual carteirinha que funciona com código de barras por um cartão com chip. Mas sabemos que o convênio com o Santander faz parte de uma concepção de educação, cujo objetivo é colocar a universidade não a serviço da sociedade, mas a serviço de determinadas empresas. O sonho destes senhores é que a universidade brasileira seja como a chilena: pública, mas nem de longe gratuita.
Nosso papel é defender a nossa universidade destes ataques. É extremamente preocupante a aprovação recente na Assembleia Legislativa de medidas de privatização dos serviços públicos, como as OSs (Organizações Sociais) e as PPPs (Parcerias Público-Privadas), sem falar nas tentativas de privatizar os Hospitais Universitários em todo o país.
Muitas dúvidas ficam sobre esta “aula” de democracia, mas não podemos deixar despercebida a relação clara entre a UNE, o Governo, o Santander e a Reitoria. Tão pouco se pode deixar de notar o apoio que a atual gestão do DCE teve por parte da direção da UNE nas eleições do ano passado.
Pois Afinal,
EU JÁ FALEI PRA REITORIA, EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA!
É OU NÃO É PIADA DE SALÃO? TEM DINHEIRO PRA BANQUEIRO, MAS NÃO TEM PRA EDUCAÇÃO!
NÃO SOU CAPACHO DO GOVERNO FEDERAL, SOU ESTUDANTE LIVRE DA ASSEMBLEIA NACIONAL!
Veja Também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário