domingo, 5 de fevereiro de 2012

Contra a repressão da PM no Pré-Carnaval do Largo da Ordem

Nota Pública da Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (ANEL) a respeito da ação truculenta da PM no bloco pré-carnavalesco “Garibaldis e Sacis”


A
ANEL vem por meio desta nota, manifestar seu profundo e veemente repúdio a ação da Polícia Militar do Paraná, no encerramento do bloco pré-carnavalesco “Garibaldis e Sacis”, no Largo da Ordem, em Curitiba. Por volta das 21h10 deste domingo (5), a PM foi chamada para controlar um tumulto localizado na região e acabou usando de sua estúpida e brutal força para reprimir todos que estavam nos bares da região, ainda aproveitando o encerramento do bloco.

Segundo informações da própria imprensa, houve feridos com balas de borracha e bombas de efeito moral. A estupidez e a brutalidade do aparato repressivo do Estado chegam às terras curitibanas nesse ano de 2012, que tem sido marcado por uma profunda repressão a manifestações populares em diversos cantos no Brasil. Em São José dos Campos, no bairro ‘’Pinheirinho” cerca de 9000 pessoas foram desalojadas de suas casas, graças a ação desses verdadeiros “cães de farda”, a mando do fascista Governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, em acordo com o judiciário paulista e a passividade do Governo Dilma. Em Recife, os estudantes foram reprimidos e presos em atos pela redução da tarifa de ônibus, assim como em Teresina e Vitória. Na Bahia, os próprios PM’s entraram em greve, e suas lideranças grevistas tem sido perseguidas.

Infelizmente nesse dia 5 de Fevereiro, em uma manifestação popular que faz parte da formação e das raízes culturais de nosso povo, o Estado agiu de maneira arbitrária, usando da força contra foliões que estavam ali brincando e pulando o carnaval. Não queremos dizer que não queremos segurança nesses eventos de grande porte, mas queremos que a população seja respeitada em seu direito de se expressar livremente, seja no carnaval, ou nas lutas pelo passe-livre, moradia ou reforma agrária. Marginalidade existe em todo o lugar e principalmente no Palácio do Governo e na Assembleia Legislativa, que usurpam do dinheiro do povo em benefícios de seus interesses corporativos. O Governador Beto Richa e o comando-geral da PM têm que ser responsabilizados por essa brutalidade que ocorreu nesse domingo que deveria ser de alegria, paz e folia.

Por isso, a ANEL chama a todos os movimentos sociais, estudantis e culturais, bem como todos os foliões, para no próximo e último pré-carnaval do ano, domingo que vem, dia 12, a fazer do samba, nosso instrumento de protesto, e levar faixas, narizes de palhaço, e suas bandeiras, e fazer do “Garibaldis e Sacis’’ um verdadeiro ato em defesa do Samba e da liberdade de expressão!

- Abaixo a REPRESSÃO!
- Em defesa das manifestações culturais e do bloco “Garibaldis e Sacis”!
- Segurança sim, REPRESSÃO NÃO!


Curitiba, 5 de Fevereiro de 2012
Assembleia Nacional de Estudantes – Livre / Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário