quinta-feira, 14 de julho de 2011

Greve dos servidores da UFPR

Suspensão das Matrículas na UFPR!

Uma medida para fortalecer a greve e pressionar o governo Dilma a atender as reivindicações dos servidores das Universidades Federais.

 


Para fortalecer suas reivindicações e pressionar o governo a negociar, os servidores da UFPR em greve decidiram por suspender temporariamente as matrículas do segundo semestre de 2011 no portal do aluno. Os prazos para as matrículas serão prorrogados pela universidade, sem prejuízo aos alunos. Os casos especiais podem ser avaliados pela Comissão de Ética localizada no RU Central.

Desde o último dia 15 de junho de 2011, os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná estão em greve, incorporando-se à greve nacional da categoria.

A greve deve ter o apoio dos estudantes para que pressionar o governo a atender suas reivindicações que são pela melhoria da universidade e das suas condições de trabalho. Não devemos nos colocar contra os técnicos e sim apoiá-los, pois eles estão defendendo a melhoria da universidade através de um instrumento legítimo e legal, a greve. Por isso rechaçamos o chamado, por alguns estudantes, à “invasão do CCE”, centro de informática da Universidade responsável pelo portal do aluno. Atitude esta que não apenas desrespeita o direito que os trabalhadores têm de fazerem greve, mas também reforça a política de cortes de verbas para a educação, distanciando os estudantes dos trabalhadores da universidade. A luta por melhores condições de ensino deve ser unificada.

É difícil imaginarmos como a universidade pode melhorar sem concursos públicos, que aumentem o quadro de servidores e sem repor as perdas geradas pela alta inflação, já que a proposta do governo é congelar o salário destes servidores por dez anos!

Ainda sendo uma greve nacional, o governo federal segue se negando a negociar com o movimento grevista, chegando ao ponto do ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmar que a greve não causaria impacto sobre a matrícula dos alunos no primeiro semestre. Justamente por isso, a compreensão dos estudantes e o apoio são importantes para a melhoria educação.

A categoria realiza assembleias semanais no Restaurante Universitário Central. Procure saber mais sobre a greve e suas reivindicações no http://greveufpr.org/

A ANEL se solidariza e dá o seu apoio total à greve dos servidores de todo o Brasil. Dispomos nossas forças para essa luta! Também chamamos todos os movimentos sociais a se incorporarem, pois só através da luta direta podemos garantir conquistas!


ANEL – Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário