terça-feira, 29 de maio de 2012

ESTUDANTES DA UFPR EM GREVE!

GREVE ESTUDANTIL É APROVADA NA UFPR POR AMPLA MAIORIA DA ASSEMBLEIA DOS ESTUDANTES!


Reunidos no pátio da Reitoria da UFPR, os estudantes aprovaram greve estudantil, cantando a palavra-de-ordem "UFPR TOCANDO O TERROR, É GREVE DE ESTUDANTE, SERVIDOR E PROFESSOR!". 


Os estudantes deixaram claro em suas falas que o problema é a falta de infra-estrutura, é a qualidade de ensino, é o ataque do governo ao tripé ensino-pesquisa-extensão, é a privatização dos serviços públicos, é a política de expansão da universidade sem investimento em educação, é o REUNI. Também colocaram que um dos mais graves problemas é a opressão e a violência contra as mulheres, o machismo.

Apesar da UNE tentar transformar a luta por paridade qualificada nas eleições para reitoria e conselhos universitários como principal necessidade da nossa universidade, a maioria não aprovou tamanha ênfase a isto. Afinal, uma eleição mais justa não mudaria substancialmente nada por si só.

Agora é necessário fazer a greve! Greve não é ficar em casa, é buscar apoio da sociedade na rua! É construir os comandos de mobilização locais, é unificar de fato as três categorias, por isso, aprovamos como encaminhamento da assembleia um comando unificado de negociação. Importante também será a unificação das três categorias em Brasília. Os professores e os técnicos possuem articulação nacional, nós precisamos construir o Comando Nacional de Greve dos Estudantes.

Para mudar de fato a realidade da educação pública brasileira e de nossa universidade só há um caminho: enfrentar o descaso do governo e o PNE (Plano Nacional de Educação). Por isso, a ANEL, em conjunto com o ANDES-SN e a FASUBRA, chamam todas e todos para Marcha Nacional pela Educação, dia 5 de Junho em Brasília! 

Aqui na UFPR, estamos construindo o Comando Local de Greve junto com outros coletivos e estudantes. Participe você também! As reuniões são feitas no 4º andar do DCE todas segundas e quintas-feiras às 19h.


NÃO SOU CAPACHO DO GOVERNO FEDERAL, 
SOU ESTUDANTE LIVRE DA ASSEMBLEIA NACIONAL!

3 comentários:

  1. ANEL nao tem nada de novo. IGUAL A UNE.. de boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. independência, classismo, ação direta e democracia são os principios que a une abandonou, mas a anel mantém!

      Excluir